5 found
Order:
  1.  34
    Cenas E tempos de Uma infância sem fim: O sentimento trágico em incêndios.Sandra Mara Corazza & Deniz Alcione Nicolay - 2016 - Childhood and Philosophy 12 (23).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A máscara de Emílio.Deniz Alcione Nicolay - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):55-66.
    Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ou seja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar a constituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de toda a pedagogia moderna, pois (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Nietzsche-Schopenhauer e a pedagogia da vontade // Nietzsche-Schopenhauer and the pedagogy of will.Deniz Alcione Nicolay - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):162-177.
    O presente artigo trata do conceito schopenhauriano de Vontade. Nesse sentido, utiliza a obra O mundo como vontade e representação como uma espécie de mapa filosófico para abordar tal conceito. Interessa as transformações desse conceito na obra do jovem Nietzsche até se completar naquilo que ele chama de Vontade de Potência ( Wille zur Macht ). A partir disso, esse artigo lança o desafio de pensar uma Pedagogia da Vontade, inspirada no pensamento trágico de Nietzsche-Schopenhauer. Desse modo, observa as ressonâncias (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Nietzsche-Wagner.Deniz Alcione Nicolay - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:48-67.
    O presente artigo trata da filosofia do jovem Nietzsche e, de maneira específica, da extemporânea conhecido por Wagner em Bayreuth. Por meio dessa obra, percorre os conceitos de arte, vida e música na obra do filósofo, assim como a importância de Richard Wagner para os escritos da mocidade. Também utiliza a estética nietzschiana como pano de fundo para refletir acerca da Pedagogia do teatro trágico, da condição docente e da prática pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Ressonâncias da infância (a escrita das “Confissões” em Rousseau e Santo Agostinho).Deniz Alcione Nicolay - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 372.
    Este ensaio trata da infância, de certa forma, das infâncias. E, por isso, pensa-acomo uma experiência estética do escritor. Um escritor que oscila entre a escrita e a leitura, a ficção e o real, o presente e o passado. Ou seja, mergulha na experiência formativa da infância a partir do texto das “Confissões”, reconstruindo fragmentos de subjetividade. Em tais fragmentos, as leituras da criança-aluno proporcionam o reencontro com o mundo-outro da imaginação. Nesse espaço, o exercício da escritura encarna-se no outro (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark